SIM REDE DE POSTOS

Com 181 filiais de postos com conveniência, em mais de 72 cidades do Brasil, a SIM REDE DE POSTOS é a maior rede de postos de combustível e lojas de conveniência do país.

A rede faz parte das Empresas SIM, grupo com oito companhias e mais de 5.000 funcionários. Ao adquirir novas empresas, o grupo expandiu para quatro sedes – nas cidades de Flores da Cunha, Canoas, Esteio e Lajeado, na região Sul, e São Paulo, no Sudeste do país.

rede_sim_case

Hub baseado em nuvem para uma comunicação dinâmica


A complexidade do grupo e suas recentes expansões trouxeram vários desafios de segurança da informação, incluindo a falta de visibilidade. Eram necessárias ferramentas mais robustas do que as que o grupo possuía.

Isso o levou a decidir migrar sua aplicação para o Google Cloud Platform (GCP). Para as Empresas SIM, é sempre importante simplificar processos, e a mudança para a nuvem atendeu às necessidades durante a expansão crítica de suas operações.

O projeto da aplicação nativa na nuvem tinha como objetivo um concentrador para gerenciar a segurança da informação da SIM Rede de Postos. Durante o desenvolvimento do projeto, a empresa avaliou, com o apoio da Integrasul, parceiralocal da Fortinet, o FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW).

A empresa percebeu que a solução tinha as funcionalidades, a confiabilidade e o alto nível de desempenho que precisava para sua jornada segura para a nuvem.


“Escolhemos a Fortinet por causa da sua reputação no mercado. Consultamos outras empresas que utilizam a Fortinet, e todas nos disseram que suas ferramentas e soluções são muito confiáveis.”
Afirma Cleidi Dayane Soberansky, diretora de Tecnologia, Inovação e Processos da SIM Rede de Postos.


Em 2021, a SIM implementou a versão VM do FortiGate NGFW no GCP. A empresa pôde então se conectar a 181 unidades por meio de um concentrador Fortinet Secure SD-WAN, incluindo seus postos de combustível, lojas de conveniência e outros pontos. A implantação completa levou apenas alguns meses, sendo que a SIM criou todos os modelos e, em seguida, ativou todos os equipamentos Fortinet a partir da sede de forma simples. O parceiro da Fortinet, Integrasul, foi essencial nesse processo, ajudando a empresa a resolver quaisquer dúvidas sobre a solução e implementação.

A partir da implantação do FortiGate NGFW, a SIM pôde monitorar mais facilmente os dispositivos de segurança, reduzindo a complexidade e permitindo um roteamento de dados mais eficiente.


“Começamos a adotá-lo porque era muito fácil. O firewall nativo na nuvem nos dá mais autonomia e flexibilidade.”
Diz Cleidi.


A SIM configurou o FortiGate NGFW como orquestrador de comunicações entre a sede e as filiais. O centro de infraestrutura tem um diretório ativo e um diretório de serviço replicado; a configuração da nuvem oferece um benefício significativo: se alguma filial perde a comunicação com a internet, os postos de gasolina continuam a funcionar de forma independente.

Soluções

  • FortiGate Next-Generation Firewall
  • Fortinet Secure SD-WAN
  • FortiSwitch
  • FortiAP
  • FortiManager
  • FortiAnalyzer
  • FortiNAC
  • FortiGate-VM

Redundância que dá suporte às vendas


A redundância oferecida pelo FortiGate acabou tendo um efeito decisivo nas vendas. Como a rede mudou de MPLS para links de internet, os clientes podem pagar com cartões de débito e crédito, ou usar o Wi-Fi dos postos. Os postos também contam com link de redundância, isso significa que quando um link fica offline, o outro automaticamente entra em funcionamento.

A SIM também pôde impulsionar os downloads do aplicativo SIM, que oferece descontos especiais aos clientes. Graças à confiabilidade da rede, os clientes podem entrar em qualquer posto da SIM Rede e baixar o aplicativo na hora, o que
ajudou a empresa a atingir rapidamente 700.000 usuários.


“Não estamos falando apenas de segurança ou disponibilidade de aplicativos e do acesso à internet. Estamos falando de soluções que permitam o crescimento sustentável dos negócios.”
Afirma Cleidi.

Uma base sólida de segurança cibernética


A implementação dessa robusta infraestrutura de segurança da informação foi construída com base em outras soluções da Fortinet. A SIM também implementou 204 FortiGate Next-Generation Firewalls (NGFW) on premises para aumentar a prevenção de intrusões e controle de aplicações. A implantação começou na sede principal para que a empresa pudesse ter mais visibilidade e melhorar seus recursos de detecção de ameaças na sua rede em crescimento.

Como a conexão com os postos de combustíveis era terceirizada via MPLS por meio de um único fornecedor, o acesso a informações críticas dependia da disponibilidade deste fornecedor. Com o FortiGate Next-Generation Firewall, a SIM internalizou essa interconexão para obter melhor controle e confiabilidade. Os firewalls permitiram a implantação do Fortinet Secure SD-WAN, que hoje fornece uma rede de comunicações convergente e consolidada que integra suas estações de atendimento.

Além disso, a empresa implementou 245 pontos de acesso FortiAP para fornecer conectividade sem fio segura e de alto desempenho, prevenção de intrusão e verificação antivírus em todos os locais. A solução permitiu que a empresa aplicasse políticas de segurança padrão no nível do ponto de acesso sem fio para proteção contra ameaças e vulnerabilidades.

Para gerenciar toda a rede e fornecer segurança aprimorada e visibilidade de ponta a ponta, a empresa implantou os switches ethernet da Fortinet, FortiSwitch. Após sua implementação, a empresa pôde ver todos os dispositivos conectados à sua rede e tomar decisões melhores para o tráfego sem fio.

A SIM também queria garantir que apenas dispositivos e usuários autorizados tivessem acesso à rede. Isso motivou a integração da solução FortiNAC em sua sede administrativa. Dessa forma, a empresa conseguiu estabelecer requisitos específicos para permitir a conexão de dispositivos à rede.


“Agora, para que qualquer dispositivo se conecte à nossa rede, ele precisa estar em nosso domínio, com o antivírus ativado e outras configurações de segurança que definimos na solução. Caso contrário, o dispositivo não navegará em nossa internet. Isso trouxe segurança à nossa infraestrutura administrativa.”
Conta Cleidi.

Impacto nos negócios

Controle centralizado e
redução da complexidade
Proteção e detecção
aprimorada
Aumento da redundância
e confiabilidade

Gerenciamento de rede centralizado


Essa implementação foi complementada pelas soluções FortiManager e FortiAnalyzer, permitindo que a equipe gerenciasse facilmente toda a rede em um único painel. Com o FortiManager, a SIM não só conseguiu gerenciar e configurar vários dispositivos de segurança da Fortinet a partir de um único console, como também definir e aplicar políticas de segurança, controles de acesso e configurações. A solução integrada permite que a empresa gerencie e monitore os dispositivos de segurança da Fortinet a partir de um único console baseado na web.

Enquanto isso, por meio do FortiAnalyzer, a SIM pode coletar e agregar registros e dados de eventos de segurança de todos os dispositivos da rede. Isso inclui registros relacionados ao tráfego de firewall, detecção e prevenção de intrusão (IDP). A empresa
também pode monitorar o tráfego de rede e eventos de segurança em tempo real e receber alertas e notificações sobre eventos de segurança e violações de políticas.

A SIM se beneficiou ainda dos serviços técnicos e de manutenção do FortiCare Premium Support quando precisou de substituições rápidas de hardware. Cleidi ressalta:


“Em termos de suporte, sempre fomos muito bem atendidos pela Fortinet.”


Essa nova abordagem à segurança da informação apoiou o crescimento da empresa e representou um grande salto em todos os aspectos críticos, especialmente nas operações diárias. Acrescenta:

“Além da segurança, confiabilidade e facilidade de administração, nossa gestão de equipamentos melhorou 100%. Confiamos muito no que as soluções poderiam nos entregar e elas nos proporcionaram ainda mais. Agora, controlamos tudo sob nossos firewalls.”


Hoje, a SIM está considerando soluções adicionais da Fortinet para continuar apoiando o crescimento dos negócios. Com o FortiClient EMS, a empresa garantirá o acesso seguro para todos os funcionários e iniciará uma transição para uma abordagem Zero Trust Network Access (ZTNA). E também pensa em implantar o FortiWeb para permitir acesso externo às aplicações, mas com todas as camadas de segurança.

“Eu recomendo a Fortinet por conta de sua segurança, confiabilidade e tudo o que mencionei. Eu me sinto muito segura com as soluções da Fortinet”.
Conclui Cleidi.

Parceiros

(Ferramentas utilizadas no projeto)

Gostou do case?
Solicite um orçamento

Soliçitar orçamento

Assine a nossa newslettere receba as novidades da Integrasul em seu e-mail.

Enviando inscrição...

Obrigado pela sua inscrição!

Houve um erro no envio. Tente novamente mais tarde.

Você precisa aceitar a Política de Privacidade