16 de SETEMBRO de 2022
Nos dias atuais, uma replicação, por mais básica que seja, é uma função de muita necessidade para as empresas, para que o Downtime, em caso de falha em algum host, seja o menor possível.
Antigamente, para que existisse uma alta disponibilidade, eram necessários vários equipamentos, como switches, storages e pelo menos 2 servidores, já hoje em dia, temos novas tecnologias, como a hiperconvergência e, a replicação através de ferramentas de backup, que são as maneiras mais baratas de ter uma replicação. A ferramenta que terá foco nesse artigo, será o Arcserve UDP, mais especificamente, a função Virtual Standby.
O Virtual Standby tem um funcionamento rápido e que não gera impacto na rede, se bem configurada, onde, pode ser configurado, para que a cada 15 minutos seja gerado um novo backup e um novo Virtual Standby, o Virtual Standby funciona de maneira semelhante aos backups incrementais do Arcserve UDP, onde, são copiados apenas os blocos que tiveram alteração para o virtualizador.
Para utilizar o Virtual Standby você irá precisar do Arcserve UDP, uma VM para servir de testemunha, caso o servidor primário venha a ter problemas, e 2 servidores, normalmente é indicado que o backup trafegue por uma VLAN separada, para que não ocorra nenhum tipo de impacto na rede.